Nipocultura na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Nipocultura na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

150 150 Paula Kaneoya

Foto retirada do site da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis


No sábado, dia 09 de julho, o Nipocultura participou da 10a. Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis oferecendo a oficina de origami. Foram duas oficinas que tiveram como tema o filme de Hayao Miyazaki: “Ponyo: uma amizade que veio do mar”.







O evento elaborou programação especial para homenagear as crianças japonesas, vítimas do terremoto e do tsunami que aconteceram em março deste ano, e ofereceu apresentação de taikô com o grupo Shimadaiko,  oficina de origami com o Nipocultura e exibição do filme do Studio Ghibli.

[display_podcast]

O filme, baseado em “A Pequena Sereia” e na lenda japonesa “Urashima Taro”, conta a história de Sosuke, um menino de 5 anos, e de Ponyo, uma princesa peixinho-dourado, que se conhecem quando ele vai brincar na beira da praia, em frente a sua casa. Sosuke encontra Ponyo com a cabeça entalada em um pote de vidro, salva e a coloca em seu balde, prometendo que irá cuidar dela para sempre. No entanto, Fujimoto, feiticeiro do mar e ex-humano, exige que Ponyo retorne de onde veio. A peixinho-dourado, para ficar com Sosuke, passa a desejar se tornar humana. Confira o trailer

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis está em sua décima edição e tem como objetivo exibir filmes que traduzam a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo. O evento acredita que as imagens têm poder sobre a formação das crianças e que a qualidade do conteúdo oferecido a elas pode auxiliar na construção de valores e saberes, além de colaborar com a sua formação cultural, tornando-as seres críticos e conscientes.

 

OFICINAS DE ORIGAMI

As crianças confeccionaram os origamis utilizando papéis de revistas e encartes publicitários (de livrarias e de supermercados), com o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente, ao apresentar um novo uso para os papéis que normalmente seriam descartados. Frisa, desta forma, a mensagem transmitida pelo filme “Ponyo”, que vai além do romance ao retratar a degradação do meio ambiente causada pelos seres humanos.

Foram entregues lembrancinhas aos participantes, que consistiam em balões quadrados confeccionados em papéis de revistas, que continham balinhas. As lembrancinhas aguçaram a curiosidade das crianças que chacoalhavam o balãozinho para saber o que tinha dentro e, quando descobriam que eram balas, cheiravam para saber qual era o sabor.

Conforme prometido aos participantes, seguem abaixo os diagramas dos origamis confeccionados e outros modelos que estavam programados, caso houvesse tempo hábil (também está na lista o diagrama do balãozinho quadrado). Notem que o site Origami-club disponibiliza o passo-a-passo que pode ser impresso (botão da esquerda), bem como o que pode ser visualizado por meio de animação (botão da direita).

Barquinho I;

Barquinho II;

Peixinho-dourado;

Baleia;

Tartaruga;

Lula;

Lagosta;

Balãozinho.

 

* Confira fotos do evento, inclusive da oficina de origami

 

REFERÊNCIAS

Adoro cinema

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Wikipedia: Gake no ue no Ponyo