Novela no celular (携帯 小説)

150 150 Bruno Kaneoya

IMAGEM: http://www.flickr.com/photos/manganite/236867320/

No Japão, o conteúdo gerado pelos próprios usuários é um grande sucesso entre os jovens. A avançada indústria de telefonia móvel e características peculiares da língua, fazem com que blogs novelas e novelas móveis ganhem cada vez mais espaço entre os jovens japoneses.







O grande fenômeno desta tendência é a novela chamada Koizora (恋空), que começou com textos disponíveis no site Mahou no Island (Ilha mágica) em outubro de 2006. Koizora teve 12 milhões de downloads e depois foi publicada pela Starts Publishing Company, vendendo mais de um milhão de cópias impressas e em 2007 fez muito sucesso como filme.

Dos 10 best sellers de ficção, 5 foram escritos em um telefone celular. Os jovens escritores preferem o meio digital pois permite a eles compartilhar o conteúdo de maneira mais rápida e receber feedbacks quase instantâneos de seus leitores.

Bruno Kaneoya

Bruno Kaneoya, designer e sansei (neto de japoneses). "Como designer, é imprescindível compreender a maneira como a sociedade funciona, se comporta e se transforma, por isso escrevo sobre este assunto no NIPOCULTURA."

All stories by : Bruno Kaneoya

Leave a Reply