Obentô [お弁当]

Obentô [お弁当]

150 150 Nipocultura

http://www.flickr.com/photos/48114932@N00/90184375/sizes/o/

Obentô [お弁当] ou bentô [弁当] como é mais conhecido popularmente, é uma espécie de marmita japonesa onde uma refeição completa é disposta dentro de uma caixa (obentô bako).







Estima-se que o obentô tenha surgido na Era Kofun, a partir do costume de viajantes e agricultores que levavam uma espécie de alimento portátil, chamado hoshii [干し飯井] (arroz cozido e posteriormete exposto ao sol para secar, transformando-o num alimento não perecível), ao local de trabalho. A forma de consumo era simples: bastava mergulhar em água morna, ou mastigá-lo como um senbei (bolachas feitas a partir de arroz).

A forma mais próxima do obentô conhecido nos dias de hoje surgiu na Era Azuchi Momoyama. Os alimentos eram contidos em luxuosas caixas de madeiras laminadas, na época conhecidos como yusanbentô [遊山弁当], e consumidos durante a apreciação das flores de cerejeiras (hanami) [花見] ou da mudança de tons das folhas do momiji, [もみじ] que durante o outono passam do verde para o amarelo, depois para o castanho avermelhado até que caem no inverno.

Na Era Edo, o obentô ganhou uma versão mais simples. Os viajantes carregavam uma versão simples, chamada de koshibentô [腰弁当], que recebeu este nome por ser tranportado na região lombar (koshi). O koshibentô consistia em vários onigiri (bolinhos de arroz) acondicionados em kouri (caixas feitas de casca de bambu ou galhos de salgueiros trançados) e posteriormente embrulhados em panos (furoshiki) e presos à região lombar.

http://store.shopping.yahoo.co.jp/arumama/tk-y-meshi.html#

Kouri [行李] – caixas feitas de casca de bambu ou galhos de salgueiros trançados

Os obentô mais comuns desta época consistiam basicamente em onigiri e umeboshi (ameixa azeda em conserva). O makunouchi-bentô [幕の内弁当] (obentô de intervalo entre atos de uma peça teatral) também surgiu nesta época. Como o nome diz, os espectadores de teatro Noh e Kabuki levavam consigo este obentô, composto de onigiri, omelete e legumes cozidos, para consumir durante os intervalos da apresentação.

O ekiben [駅弁] (obentô vendido nas estações de trem) surgiu na Era Meiji, junto com a implantação de rede ferroviária. Há registros de que o primeiro ekiben vendido, foi na estação ferroviária de Utsunomiya em 16 de julho de 1885, contendo dois onigiri e uma porção de takuan (conserva de nabo) embrulhados em folhas de bambu. Atualmente o ekiben é preparado de acordo com os ingredientes típicos de cada região.

A partir da década de 80 o obentô se popularizou com a introdução de microondas na cozinha e a proliferação das konbini (lojas de conveniências) . Atualmente existem diversos tipos de obentô, normalmente com diferentes tipos de legumes, peixes e arroz branco. A grande maioria da população japonesa ainda tem como hábito preparar e levar seus próprios obentô para o trabalho, escola, viagens, eventos esportivos etc.

O objetivo do obentô, já não é mais restrito à alimentação. Montar uma refeição que agrade os olhos também é importante. Assim, é comum as mães japonesas prepararem um obentô decorado, elaborado e divertido para incentivar seus filhos a comerem todo o almoço.

A razão considerada ideal para montar um obentô equilibrado é de uma porção de proteína para duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três porções de arroz (ou outro carboidrato), sendo considerada uma razão de 1:2:3.

O tempo dedicado para o seu preparo é considerado importante, pois o que faz esta técnica única é o tempo e dedicação investidos em criar uma refeição balanceada e bonita.

http://www.flickr.com/photos/cuteobento/2369062191/sizes/o/

http://www.flickr.com/photos/cuteobento/2260688831/

http://www.flickr.com/photos/cuteobento/2474159115/

Fontes:
http://lunch.nomaki.jp/knowledge/knowledge_01.htm
http://blogs.yahoo.co.jp/okome_meister/31172865.html
http://www.nippobrasil.com.br/2.historia_jp/index.shtml
http://web-japan.org/kidsweb/ja/virtual/bento/bento02.html
http://justbento.com/handbook/bento-basics
http://waraku.main.jp/wanochie-3-bento.htm

7 Comentários
  • Ai, que saudade dos obentôs que a minha mãe fazia quando a gente viajava. Ela fazia onigiris e uns salgadinhos ou carne a milanesa, e levava. Raramente a gente comia na estrada, hehehe.

  • Waw… adorei a matéria!!!
    Como sempre, arrasou!!!
    Ai que vontade de montar um obentou caprichado e fazer um pic nic…neste inverno de céu azul!!!

  • Bruno,

    eu adoro comida japonesa, é minha preferida. Adorei saber dos obentôs.

    Beijo grande

  • Titinha Ibrahim 10/06/08 at 20:17

    Matéria bastante elucidativa, estou aprendendo muito sobre obentôs e sushis, minha paixão!
    Espero um dia começar a montar uns bens legais, pq p/mim é bastante prático levar p/o trabalho, meu tempo é escasso!
    Beijocas a todos!!!

  • Peguei emprestado tá?

    Parabéns pelo blog!!!

    Bjo

Leave a Reply