Origami (折り紙)

Origami (折り紙)

150 150 Rafael

Segundo alguns estudiosos do origami, o costume de dobrar papéis é tão antigo quanto o surgimento do papel na China, há aproximadamente 1800 anos. No Japão, o papel foi introduzido entre os séculos V e VI por monges budistas chineses. Entretanto, somente a nobreza tinha acesso por ser considerado um artigo de luxo. Era utilizado em festas religiosas e também na confecção de moldes de quimonos.







Os japoneses transmitiam as figuras que criavam através da tradição oral, que eram passadas de mãe para filha. Nesta época, somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas.

As primeiras instruções escritas sobre o origami surgiram em 1797, com a publicação do “Senbazaru Orikata” (como dobrar mil garças). A partir daí a população japonesa começou a aprimorar as técnicas do origami e até começaram a fabricar o seu próprio papel. Desde 1876, o origami deixou de ser transmitido apenas dentro da família, passando a ser disciplina integrante do currículo escolar do Japão.

As várias formas de se dobrar papéis possuem diferentes siginificados no oriente. No Japão, o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade, e o tsuru (ave-símbolo do origami), também conhecido como grou ou cegonha, siginifica boa sorte, felicidade e saúde. Diz ainda uma lenda que aquele que fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados.

A arte de dobrar papel, embora com maior tradição no Japão, começou na China por volta dos séculos I e II d.C. sendo transposto para o Japão por volta do século VI d.C.

Fonte:
Texto construído a partir de:
The origami handbook by Rick beech
Joseph Wu – origamihome

4 Comentários
  • Olá, achei o site, se grande informação cultural a respeito do Japão.
    Acho muito importante o fato de pessoas nikkeys nao esquecerem sua raiz, em meio a tanta modernidade e mudanças.
    Atualmente eu tbem sou adpta a divulgar curiosidades do Japão, fazendo materias, e videos.
    Gostaria de nipocultura pudesse visitar me no site
    http://www.curiosidadesfromjapan.blogspot.com
    youtube Irô Irô Japan

    Arigatou

Leave a Reply