Os Samurais em esboço: uma análise dos Documentos Tannowa nos séculos XIII e XIV

Os Samurais em esboço: uma análise dos Documentos Tannowa nos séculos XIII e XIV

150 150 Hisae Yagura Kaneoya

Otávio, Kauê. Os Samurais em esboço: uma análise dos Documentos Tannowa nos séculos XIII e XIV. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224795. Acesso em: 30 set. 2021.


O presente estudo analisa os documentos da família Tannowa, uma família guerreira que residia em Tannowa-no-shō, província de Izumi, e busca compreender sua trajetória ao longo dos séculos XIII e XIV. Na busca destes objetivos, o estudo faz uma análise contextualista das fontes primárias, frequentemente trazendo à tona questões de fundo que operavam na sociedade, como o modelo de organização familiar e transmissão de propriedade dentre as famílias guerreiras, o sistema de administração de terras, o jogo político entre Corte Imperial e bakufu, dentre outros fatores. Conforme o estudo avança, somos confrontados com as novas realidades do século XIV, onde o primeiro bakufu é derrubado, o segundo surge por sobre suas cinzas, e uma guerra de seis décadas prossegue, resultante de um cisma na família imperial. Neste cenário, líderes guerreiros autônomos (tōzama) buscam prestar seus serviços aos que melhor os recompensarem. Ao longo do estudo, vemos que os Tannowa passaram por uma série de etapas, começando como meros oficiais do proprietário de Tannowa-no-shō para no século XIV afirmarem-se como tōzama, alternarem entre a Corte do Norte e Corte do Sul, e formarem uma forte base de poder regional em Izumi, de modo que terminam o século como magnatas provinciais conhecidos por kokujin ryōshu. Sua história ainda permite um raro vislumbre dos guerreiros a serviço da Corte do Sul, e apresenta conflitos familiares esmaecidos, possivelmente parte do que os compiladores queriam legar ao esquecimento.







Palavras-chave: Tannowa; samurai; Período Kamakura; Período Muromachi; Nanbokuchō

Trabalho na íntegra: Os Samurais em esboço: uma análise dos Documentos Tannowa nos séculos XIII e XIV

Hisae Yagura Kaneoya

Publicitária formada pela Faculdades Integradas Alcântara Machado - FIAM/FMU e bibliotecária/gestora da informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Elabora projetos culturais e organiza eventos.

All stories by : Hisae Yagura Kaneoya

Leave a Reply