Relacionamento e Comunicação dos Consulados Brasileiros: Um Estudo de Caso da Comunidade Brasileira no Japão

Relacionamento e Comunicação dos Consulados Brasileiros: Um Estudo de Caso da Comunidade Brasileira no Japão

150 150 Paula Kaneoya

BORTOLETTO, Selena Teodoro. Relacionamento e Comunicação dos Consulados Brasileiros: Um Estudo de Caso da Comunidade Brasileira no Japão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Paraná. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/67487/TCC%20-%20SELENA%20TEODORO%20BORTOLETTO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 14 out. 2020.







Este trabalho se ocupa do relacionamento e imagem dos consulados brasileiros junto às comunidades de brasileiros que residem no exterior. Trata-se de um estudo de caso, que se limita a relação consulado-comunidade brasileira no contexto do Japão. Como objetivo principal desse estudo temos o diagnóstico da imagem e relacionamento dos consulados brasileiros no Japão a partir da percepção da recepção. Intende-se também: a) mapear as circunstâncias em que o público-alvo das ações consulares os procura, b) compreender as dinâmicas comunicacionais mais utilizadas e levantar possíveis causas para que tal relacionamento se apresente da maneira diagnosticada, c) identificar as principais dificuldades enfrentadas pela comunidade de brasileiros no Japão que poderiam ser solucionadas ou minimizadas com um melhor relacionamento e comunicação com estes órgãos. O método de abordagem adotado considera as seguintes técnicas de pesquisa: revisão bibliográfica, a netnografia, análise das ações comunicacionais, entrevistas em profundidade e um questionário estruturado aplicado on-line para brasileiros que vivem no Japão. Apesar de não se restringir a perspectiva da recepção, esta ocupa uma posição central nesse estudo. Dentre os principais resultados obtidos, menciona-se 1) a percepção sobre o consulado está muito associada às funções cartoriais e desvinculada da sua principal função que é a proteção dos direitos dos cidadãos brasileiros no exterior; 2) é baixa a adesão às iniciativas com mais vocação para o relacionamento como o conselho de cidadãos e os eventos promovidos ou organizados pelos consulados brasileiros no Japão; 3) a imagem consular está desgastada especialmente pela demora no atendimento e falta de polidez de funcionários; 4) apesar dos muitos esforços comunicacionais encontrados no mapeamento, há necessidade de ajustes e reformulações.
Palavras-chave: Comunicação pública. Relacionamento com o cidadão. Percepção do público. Consulados. Brasileiros no Japão.

Trabalho na íntegra: Relacionamento e Comunicação dos Consulados Brasileiros: Um Estudo de Caso da Comunidade Brasileira no Japão

Paula Kaneoya

Bibliotecária apaixonada por disseminar informação e compartilhar conhecimentos.

All stories by : Paula Kaneoya

Leave a Reply