Sobre o NIPOCULTURA

A cultura japonesa ao seu alcance.

O que é?

O NIPOCULTURA surgiu como um site de divulgação da cultura japonesa em 2008. Nossa preocupação não é apenas falar sobre, mas guarnecer os artigos com fidedignidade e verificabilidade que a cultura japonesa merece. Publicamos também trabalhos acadêmicos que tenham como tema aspectos da cultura japonesa e os japoneses. Somos também replicador de sites com artigos por meio de nossa página no Facebook, além de divulgar os eventos e publicações correlatas que acontecem em todo o Brasil e no Japão.  

Para cumprir com o lema “a cultura japonesa ao seu alcance”, também é um intermediador para encontrar pessoas que dominam alguma arte japonesa ou qualquer ligação com a cultura japonesa. Também provê consultoria e suporte em eventos, atendendo associações, escolas, instituições municipais, estaduais e empresas.

Objetivo:

Divulgar a cultura japonesa no mundo àqueles que têm o português como a sua língua principal.

A marca:

O conceito da marca é a purificação da mente através da cultura japonesa.

Realizações:

Clique para aqui verificar as realizações.

Nossa história:

Clique para aqui conhecer a nossa história.

Fomentadores:

Iochihiko Kaneoya

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e pesquisador da cultura japonesa.

Escreveu artigos sobre: A Alma do Povo Japonês; Contos do Folclore Japonês; Imigração Japonesa no Brasil e em Santa Catarina. A Shindo Renmei; O Haikai; Fontes Ideológicas das Artes Marciais Japonesas; O Bushidô; O Futuro da Escrita Ideogramática; O Ideograma como Linguagem; A civilização que inventou o Ideograma; O ideograma e a língua japonesa; Etimologia do Kanji; Xintoísmo: mitologia e sua influência na formação da cultura e do caráter do povo japonês entre outros; comentou filmes como: O Livro de Cabeceira na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Hiroshima Mon Amour,  Rapsódia em Agosto, Balada de Narayama na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Apresentações: Faculdade ASSESC – Imigração Japonesa no Brasil e em Santa Catarina; Centro de Educação Continuada – Imigração Japonesa no Brasil e em Santa Catarina; Semana Cultural Japonesa sobre o tema – A Etimologia do Kanji; A Alma do Povo Japonês, Semana da História UFSC – A Teogonia do Japão segundo o Xintoísmo; Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina: A Poesia Haikai; Encontro dos Poetas da Trindade: A Poesia Haikai; NEJAP: A Teogonia do Japão segundo o Xintoísmo; NETI: Fatores que Influenciaram na Formação do Caráter do Povo Japonês; NEJAP: A imigração japonesa no Brasil e em Santa Catarina.

Hisae Yagura Kaneoya 

Formada em Publicidade e Propaganda pela Faculdades Integradas Alcântara Machado e em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Atividades: administra o Nipocultura de 2008 até a presente data. Foi Diretora Cultural da Associação Nipo-Catarinense de 2004 à 2008; Secretária da Federação das Associações Nikkeys de Santa Catarina (FANSC) de 2008 à 2010 e de 2014 à 2018. Foi Vice-Presidente na Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão (ASBBJ) de  2016 à 2018 representando o Estado de Santa Catarina.

Algumas realizações: em 2011 e 2012 produziu o Concerto pelo Japão e o Concerto Arigatô Brasil para a soprano Masami Ganev; em 2012 realizou o Concerto Japão 4 Estações com a soprano Masami Ganev e o violonista Igor Ishikawa Foi apresentado na Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho, no espaço Jurerê Classic; e em 2015, no Teatro Álvaro de Carvalho. Neste mesmo ano, produziu a Noite Japonesa realizada no Teatro Ademir Rosa. Em 2017 realizou o espetáculo En – Laços do Destino no teatro do Multiuso São José e em 2018 realizou o recital “A Cerejeira e o Ipê” com a soprano Masami Ganev e Igor Ishikawa.

Fale conosco:

Envie um email para: nipocultura@gmail.com