Etevaldo Siqueira Junior fez uma monografia do curso de Geografia intitulado: O PROCESSO DE RETERRITORIALIZAÇÃO: IMIGRAÇÃO JAPONESA NO MARANHÃO.
Um breve resumo do trabalho:
(…) “tem como objetivo analisar as questões relacionadas à imigração japonesa no Maranhão e o processo de reterritorialização ocorrido na ocasião, fazendo uma curta análise dos assuntos relacionados à situação do Japão antes do grande movimento imigratório incentivado pelo governo local na época, além de fazer uma breve abordagem a outros exemplos de reterritorialização em diversas partes do Brasil, analisando e discorrendo de forma temporal sobre os aspectos presentes na época, frisando também as questões culturas, religiosas e econômicas. Para a elaboração do trabalho foram utilizados a revisão bibliográfica em livros, trabalhos acadêmicos e sites. Para a obtenção de dados para o trabalho foram realizadas diversas entrevistas. Dessa forma uma nova faceta nos campo acadêmico se torna explícita, pois a imigração japonesa no Maranhão ainda é uma temática pouquíssima estudada, e é essa a motivação desse presente trabalho.”
Para ter acesso ao artigo derivado deste trabalho intitulado Memória, Espaço e Identidade: a experiência dos imigrantes japoneses no Maranhão, clique aqui.
Francisca Kaneoya
Adorei a dinâmica de seus textos. Escreve sobre varão moderno
e também o que desejam. Por consequência preciso ser muito desenvolto e
também testa oportunidade.