Washi | 和紙

Washi | 和紙

150 150 Hisae Yagura Kaneoya

Washi (和紙) é um tipo de papel fabricado no Japão, a partir da casca de três arbustos: Kozo (楮), Gampi (雁皮) e Mitsumata (三椏). O Kozo (楮) é originário das montanhas desérticas de Shikoku e das ilhas de Kyushu; atinge 5 metros de altura. A casca é a matéria-prima de aproximadamente 90% dos papeis. O papel obtido com o Ganpi (雁皮) é translúcido e de textura brilhante e, por não poder ser cultivado, também raro e muito caro. O Mitsumata (三椏), originário da China, possui fibras macias, finas e brilhantes, apropriadas para impressão e utilizadas para o papel-moeda do Banco do Japão.







As crônicas do Japão, Nihon Shoki, escritas no século VIII, registram que o método chinês de fabricação de papel foi levado para o Japão por um monge budista coreano, conhecido como Doncho, em 610 d.C. Alguns anos depois, o príncipe regente Shotoku incentivou o uso de fibras de Kozo e cânhamo, já cultivadas para a manufatura de tecidos, pois resultariam em papeis mais resistentes que os dos chineses.

As técnicas de fabricação de papel espalharam-se por todo o país e seu processo original evoluiu para o método Nagashizuki, que emprega as fibras longas do Kozo e o Neri, substância viscosa extraída de um tubérculo. Transmitida de geração a geração, a arte de fazer o papel passou a refletir o espírito e a alma de seu produtor.

Os melhores washis são feitos no inverno, quando a água da geleira está livre de impurezas, clareando as fibras. Estas, com frequência eram espalhadas sobre a neve branca para serem alvejadas e resultando em papeis melhores. Em meados do século XIX, a demanda aumentou de tal forma que o washi foi sendo substituído pelo papel ocidental e os métodos artesanais deram lugar às máquinas.

O papel washi pode ser utilizado em brinquedos, vestimentas, origami, ukiyo-ê, shodô, além de confeccção de objetos ritualísticos do Xintoísmo e estatuetas de Buda. Atualmente, suas aplicações se estendem a confecção de caixas, embalagens, papeis de parede, luminárias, impressos, restaurações de livros e obras de artes, dentre outros.

Referências

Hiromi Paper.Inc

Wikipedia: Washi

World Paper

Hisae Yagura Kaneoya

Publicitária formada pela Faculdades Integradas Alcântara Machado - FIAM/FMU e bibliotecária/gestora da informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Elabora projetos culturais e organiza eventos.

All stories by : Hisae Yagura Kaneoya
1 comentário

Leave a Reply