Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Yakuza, a máfia japonesa

Ioan-Liviu Orletchi

A Yakuza é uma das mais poderosas organizações do Japão. Movimenta aproximadamente 47 bilhões de dólares anualmente e comanda diversos setores da segunda economia mundial. Entre estes, destacam-se as casas de jogos de azar, prostíbulos, construção civil, bancos, agiotagem e o tráfico de drogas.

No século XVII, durante a era Tokugawa, o Japão passou por um período de grande tranqüilidade e os serviços de muitos samurais acabaram se tornando desnecessários. Alguns deles juntaram-se com apostadores e ambulantes e deram início ao grupo que hoje tem aproximadamente 83,1 mil integrantes comandados por 3 famílias principais: Yamaguchi, Inagawa e Sumiyoshi.

Os yakuzas são muito conhecidos mundo afora por suas tatuagens. Geralmente os desenhos de dragões, flores, paisagens montanhosas, oceanos agitados e os brasões de suas famílias, cobrem o peito, as costas, os braços e até as pernas. Esta tradição da máfia japonesa tem sua origem nos anéis negros que eram tatuados por cada crime cometido.

wikipedia

A grande diferença entre a Yakuza e outras máfias mundo afora, é que eles não fazem questão de se esconder da sociedade. Os membros são facilmente reconhecíveis nas ruas japonesas (usam óculos escuros e ternos chamativos) e seus estabelecimentos são devidamente identificados na porta da frente com o nome do grupo ou o seu brasão.

Algum tempo atrás, a maior parte da renda da máfia japonesa era proveniente da proteção oferecida a estabelecimentos comerciais e de entretenimento. Hoje eles já operam em grandes empresas do mercado imobiliário e até bancos. Também existem evidências de atividades internacionais como tráfico de armas e mulheres.

Por fim, existem ainda, alguns rituais da máfia populares mundialmente. O yubitsume consiste em cortar a falange do dedo mindinho como um pedido de desculpas. Este ritual teve sua origem na maneira tradicional de segurar a espada japonesa. Sem o dedo mindinho o guerreiro tem menos firmeza no manejo da arma e dependia mais da proteção do grupo. O seppuku, suicídio através do desventramento, é a mais séria penalidade por um erro. Este ritual teve sua origem com os samurais.

Fontes:
www.yakuza-mafia.blogspot.com
www.crimelibrary.com/gangsters_outlaws/gang/yakuza/2.html
en.wikipedia.org/wiki/Yakuza
Revista Made In Japan.

50 thoughts on “Yakuza, a máfia japonesa”
  1. uhhhhhhhhhhhh! não sabia que eles eram tão poderesos assim, melhor que o crime “desorganizado” do brasil.

  2. Que idiotas, totalmente ridículo o comentário em que diz que a máfia do Japão é melhor que no Brasil…crime, criminosos são iguais no mundo todo…não é porque são criminosos no Japão que são melhores que os do Brasil ou vice versa, eles são criminosos, isso basta. Agora, já que no Japão tudo é melhor, vá morar lá! Ah….desculpa…esqueci…o governo paga pra brasileiro ir embora, hahahahahahaha

  3. e ae esse tal de patriota ae naum sabe oq diz…quer comparar os criminosos das favelas daq do brasil com a yakuza sendo uma das maióres máfias do mundo…tá doido e igual aos criminosos do brasil que só tem doidim rsrrsr

  4. gostaria de saber como fzer parte dessa mafia japonesa
    tenho muito interesse d fazer parte desse grupo

  5. quero informaçao para ser menbro da yakusa, montar meu comercio de alto peça e mandar dinheiro para organiçao se vc puder me ajudar eu agradeço , m manda resposta se puder meu amigo to cansado de se fuder na vida quero e me dar bem rs. obrigado se puder mandar informaçao…

  6. Até os bandidos de outros países tem cultura e tradição , pra vcs verem que até o nível deles é melhor do que os do Brasil .

    Brasil , só tem merda . Carnaval , futebol , corruptos e putas que vemos nas novelas e nas ruas que se oferecem para os gringos…

  7. já ouvi muito falar da yakusa, mas atualmente no Brasil esta presente as triades chinesas principalmente no Bràs onde estão com força total, enfim realmente é interessante seu desenvolvimento e crescimento pelo mundo e tenho que concordar não tem nada haver com o crime brasileiro, porque os japoneses tem algo que não temos, respeito as tradições, hierarquias e aos mais idosos, nós brasileiros, descartamos nossos idosos, desrrespeitamos hierarquia e nem temos uma tradição…a seguir…isto não é só no crime mas em todos os setores da sociedade, infelismente, muitos que estão presos hoje, nem sabem ler e escrever, quanto mais se tornar uma mafia, poucos são os que se destacam ….por isto acho que nem se pode comparar culturas ….estamos ainda longe de ser como eles, se é que um dia seremos…não só no crime,,,mas na educação, na sociedade.
    Graças a Deus hoje o Brasil tem dado sinais de crescimento e espero que um dia,vejam a beleza do nosso pais e suas maravilhas que deem valor …espero sinceramente que um dia nossa escolas sejam modelos, nossa sociedade seja exemplo para o mundo. e não ler mais estas coisas como eles são demais, eles são bons, e tenho que concorda bandido é bandido em qq lugar,se cai na cadeia o tratamento é o mesmo……

  8. galera vivi um tempo no japao
    e presenciei uma cena loka onde o oyabun de um amigo da mafia entrou na balada
    com uma pistola e deu um tiro pra cima
    no brasil ver armas talvez seja normal em alguns lokais
    mas no japao eh quase impossivel
    esse cara se superou e logicamente nao aconteceu nada com o poderoso rs

  9. Patriota sua noob eles ñ sao criminosos eles sao mafiosos, os mafiosos ñ trocao tiro com a policia muito menosroubao bancos e a mafia é mais organizada do que esses bandidinhos daki do brasil….por isso fica caladinha vai !!!!!!!!!!!!

  10. entao vcs queriam participar da máfia?
    sei, aham, deve ser uma beleza !!!
    particar crimes e ainda achar que e o “cara”.
    vao nessa pra vcs ve!!
    vcs planejam um futuro sombrio para vcs mesmos!

    e quanto ao Brasil, vcs estao tentando se orgulhar do nosso crime?
    eu nao vejo nenhum orgulho nessa mafia ai, que destroi a vida, todo crime é baixaria, sinal de fraquesa espiritual, usando a força bruta para acabar com vidas e se aproveitar dos outros.

    E eu so muito mais meu Brasil, não o voltado para o litoral(que é belo) mas a midia so foca la, e esquecem o interior que e belo e possui uma cultura riquíssima, temos o nosso pantanal, a amazonia, os pampas gauchos e muito mais, o Brasil nao e so samba e caranval, é caipira, gaucho e varias outras culturas, e que tenho orgulho de participar, aonde a vida e mais tranquila e boa, sem quadrilhas e máfias. Preocupamos com a verdadeira felicidade, e nao de viver nessa agonia!
    inté

  11. Podem até achar que mafiosos são bandidos, mas há uma clara diferença pelo fato do respeito que eles têm pelas tradições. Se vc pesquisar bem, vai ver que todas as máfias surgiram de uma parcela da sociedade que se achava marginalizada e que encontrou na máfia uma forma de sobreviver e se proteger.
    Podemos ver isso na história da yakuza , que na verdade começou com a união dos camponeses para se protegerem de samurais desgarrados, que estavam atacando as aldeiasem que moravam.
    A máfia surge quando o governo de um país é deficiente, onde então, a população encontra uma de se proteger e de sobreviver a uma sociedade injusta que só beneficiam os ricos e poderosos.
    Se as máfias existem até hoje, isso é culpa da sociedade em que estão inseridas, e não de quem faz parte delas.

  12. Eu acho,que pra entra na mafia,tem que matar muitas pessoas e sabe luta bem,e tbm acho que tem que tem que mata uma pessoa na frente deles pra eles ve que vc é mal…..:)

  13. Eu gosto muito da yaluza .dimiro muito as Tatus delis e oque elis fazem, se eu morace no japão tbm queria entra pra yakuza.

  14. ACHO BASTANTE INTERESSANTES AS MAFIA ITALIANAS COMO OS TATTAGLIAS OS STRACCI E PRINCIPALMENTE OS COSA NOSTRA MAS ME INTERESSO MUITO TAMBEM PELA CULTURA JAPONESA E TRADIÇÕES DESSE PAIS.

  15. JA OUVI BOATOS DE QUE A MAIORIA DAS PASTELARIAS E LANCHONETES JAPONESAS E DE ORIGEM ASIATICAS SÃO FINANCIADAS PELA YAKUZA.

  16. 1ºesse tal de patriota é um vacilão de primeira qualidade,não diferenciar mafioso e criminoso!!!
    Yakuza nem se compara com as bandidagens daqui desse pais,
    vai conhecer 1º a historia da yakuza desde do tempo da bomba de hyroshima até os dias atuais para depois abrir a sua boca!

  17. gostaria de conhecer a mafia Yakuza , muitos dizem qe nos somos loucos para qerer entra na mafia yakuza ,eu não ligo o qe falom ,pra min yakuza é uma mafia que eu respeito não importa eu qero entra na mafia yakuza eu gostaria de ter essa oportunidade yakuza esse é meu respeito por vcs adimiro muito vcs espero um dia ter essa oportunidade de conhecer vcs .

  18. Hahahahaha…
    Me divirto aqui com os comentarios.
    Voces falam, como se qualquer um
    pudesse fazer parte da Yakuza, XD.
    Ai ai, nem sei se eh falta de conhecimento
    ou ingenuidade mesmo.
    Vao procurar o que fazer, trabalhar, estudar
    achar um mato pra carpinar, qualquer coisa
    e parem de assistir filme!!! ; ) #ficaadica
    Gezuiz amado… 😀

  19. Pra entrar pra yakuza voce tem que fazer amizade com algum e andar em grupo com o tempo vai ganhando a confiança de algum membro. E por final eles passa um teste pra entra geralmente o teste e cometer algum assassinado ou coisa do gênero.

  20. E se eles passam uma missão como mutilar, assassinar criança ou coisa do tipo e voce nao cumprir por falta de vontade eles punem com a morte ou decepação.

  21. Eu era da yakuza, não vale a pena entrar, vc entra como um subordinado, tens de fazer tudo o que mandam, para crescer lá dentro é praticamente impossível.. E tu tens de dar a vida pelo seu superior, se não o fizer, terás de cortar teu dedo fora e entregá-lo ao Oyabun (superior).

  22. São loucos esses que vangloriam o mal .Estão agindo fora da realidade ;dizer que a yacuza é um maximo é o mesmo que aprová o que ela faz .E essa mesma rapaziada tem a maior cara de pau de se vestir de branco na caminhada da paz e usam faixas com mensagens bonitas do tipo´´digamos não as drogas e a violencia´´.Mas como podem dizer não ás drogas e a violencia se valorizamos um sistema paralelo que financia esses dois fatores
    possibilitando á circulação destes em nosso meio?Isso só nos ensina uma coisa ;o quanto somos hipocrita

  23. Eu quero ser menbro e sou decendent até porq eu vosto de muito sangue e adrenalina e gosto de tudo.o q é.açao

  24. pra quem quer entrar na marfia ,sinto muito em dizer que isso e de geracao para geracao e muito raro entrar alguem que nao seja da familia ..

  25. Para entrar para a yakuza primeiro você deve escolher o clã a seguir, existem 4 tipos de clãs no Japão, o maior de todos é o Yamaguchi-gumi (六代目山口組), Criada em 1915 é a maior família da Yakuza, tem mais de 40 mil membros e é dividida em 750 clãs. Entre os restantes dos grupos são eles, Sumiyoshi-rengo a segunda maior família da Yakuza, com mais de dez mil membros divididos em 177 clãs. Inagawa-kaï(稲川会) a terceira maior família da Yakuza, tem mais de 7 mil membros e é dividida em 177 clãs, foi a primeira Yakuza a operar fora e dentro do Japão. Towa Yuai Jigyo Kumiai (東亜友愛事業組合), É a quarta maior família da Yakuza, tem mais de mil membros e é dividida em 6 clãs. Seu Oyabun atual é o Satoru Nomura. Foi a primeira Yakuza japonesa a ser criada na Coréia.

    Você chega para um represente da Yakuza e diz que quer servir, mas para isso você saber que trabalhar para eles é como entregar a vida ao Diabo, você tem privilégios e todas garantias, mas também tem deveres a serem cumpridos ao seu Oyabun ( Chefe ) ao entrar os recrutas se chama Kobun (Filhos), se um kobun comete um erro grave ele deve se retratar ao seu Oyabun cortando seu mindinho, este ritual é feito para se desculpar pelo erro cometido, a Yakuza não recruta membros pelas sua própria família e sim pela adoção de outro se que oferecem para servir.

    Muitos Yakuza são vistos como os piores da sociedade, quando se deixa a Yakuza você também deve cortar seu dedo em sinal de que nunca ira revelar os segredos do grupo, portanto pense bem ao se juntar a este grupo.

  26. yakuza apenas queria partisipar de uma mafiar q respeita as tradisois e os mais velhos e culturas porque os criminosos no brasil nao tem i respeito nei por eles mesmos nei a policia nao da mas contar

Leave a Comment