Yosakoi Soran: o tradicional no mundo jovem

Yosakoi Soran: o tradicional no mundo jovem

150 150 Mari Kamia

Heisei Naruko Kids

O Yosakoi Soran é uma dança baseada nos movimentos e gritos dos pescadores. Sua origem deu-se através da mescla de dois estilos musicais regionais do Japão: o Yosakoi Bushi e o Soran Bushi.







Yosakoi, que significa “Yoru ni koi” (venha de noite), é uma canção tradicional japonesa originária da província de Kochi. O primeiro passo foi dado em 1954, num bairro comercial da mesma província. Foi criado um festival de dança para estimular a economia local e, para diferenciar-se dos outros festivais, passaram a usar o Naruko, um objeto que produz um som similar ao de uma castanhola e usado para espantar  pássaros, grandes predadores de plantações da época.

O Soran Bushi é uma canção folclórica rítmica, também inspirado nas atividades pesqueiras; é bastante comum entre os pescadores de Hokkaido. As letras geralmente falam das difíceis jornadas de trabalho no mar, na luta pelo arroz de cada dia.

Já em 1991, um grupo de universitários foram a Kochi e conheceram a música e a dança do Yosakoi. Encantados com o ritmo e os passos, os jovens levaram o estilo até Hokkaido, onde fundiram o Yosakoi com o Soran Bushi, dando origem ao Yosakoi Soran.

A princípio o Yosakoi Soran parece uma dança folclórica antiga, mas as coreografias e músicas utilizadas na dança, ganharam novos arranjos misturando instrumentos típicos japoneses com guitarras, baterias e teclados. Ainda é freqüente a composição com compassos mais acelerados e ritmos contemporâneos como o pop, rock e até o hip-hop.

Tal dança agradou os jovens japoneses e deu vida às antigas manifestações de cultura popular. A primeira apresentação de Yosakoi Soran ocorreu em 1992 em Hokkaido e rapidamente conquistou todo o país.

Atualmente o Yosakoi Soran é praticado por inúmeros jovens Japão afora e um festival/concurso é realizado anualmente em Sapporo, capital de Hokkaido, com cerca de 375 grupos e 30 mil participantes. As performances são ao vivo e cada grupo é responsável pela criação de suas músicas.

Em 2003 foi realizado o 1º Festival de Yosakoi Soran no Brasil, sob iniciativa do empresário Hideaki Ijima, da Soho Hair. O evento é um sucesso entre a colônia japonesa e hoje conta com a participação de aproximadamente 27 grupos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yosakoi_Soran
www.culturajaponesa.com.br
http://www.yosakoisoran.org.br/blog/

Mari Kamia

Meu nome completo é Carla Mari Kamia, sou formada em Educação Física e atualmente trabalho como professora de natação e hidroginástica em uma academia aqui em Florianópolis. Sou sansei (terceira geração de descendência japonesa) e convivo com a arte da música desde meus 6 anos de idade, quando participei do meu primeiro campeonato de Karaokê na Zona Norte de São Paulo. A partir desse dia, não parei mais de cantar em campeonatos e conviver com a música. Participava de campeonatos de São Paulo em pequenas associações, campeonato Paulista e Brasileiro até os meus 21 anos e, atualmente, só por lazer. Adoro música e principalmente músicas japonesas, e aprecio de tudo um pouco!

All stories by : Mari Kamia

Leave a Reply