Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Ninja [忍者]

ninja

Ninja [忍者] ou Shinobi era uma organização secreta marcial que habitava as províncias de Iga e Koga, no Japão. Eram conhecidos por suas habilidades de infiltração, no Japão feudal do século XIV. Forneciam serviços em troca de pagamento, e seus trabalhos envolviam espionagem, assassinato, sabotagem, dentre outros. Eram isolados e viviam uma espécie de contracultura da época, pois os locais onde habitavam eram de difícil acesso, tornando-se reduto de chineses e coreanos refugiados de guerras, bem como de antigos clãs de samurais perdedores de guerras feudais.

Isto proporcionou a estas famílias ninjas gerarem uma cultura extremamente sincrética. Ninjas eram mais especializados em infiltração (armadilhas, armas ocultas e inteligência) do que combate em campo aberto, ao contrário da crença popular.

A filosofia de vida dos ninjas era chamada de Ninpo (Ninjutsu), envolvendo a adaptação, a liberdade e a perseverança férrea como princípios basilares.

As espadas ninja, conhecidas por Ninja to, eram devidamente adaptadas às suas técnicas. Ao contrário da espada samurai, a Ninja to possuía a lâmina reta e menor do que uma Katana (espada samurai), permitindo um uso mais junto ao corpo (utilizando-se do tronco todo como força-motriz, em vez de apenas os braços, como faziam os samurais), tornando o ocultamento e transporte mais fáceis. Pórem era comum a utilização de outros tipos de equipamentos.

Além das espadas, os ninjas utilizavam também vários outros equipamentos e armas, que eram importantes recursos em suas missões. A Kawanaga, ou gancho de agarre, era muito utilizada para ultrapassar muros e similares. Algumas escolas usavam bombas de fumaça para facilitar suas fugas.

Shakens (ou shurikens), conhecidas como “estrelas ninja”, também eram muito utilizadas. O Shinobi Shozoku, ou uniforme ninja, tinha por função camuflar o ninja no ambiente, de modo a facilitar a sua “invisibilidade”. O uniforme ninja não era totalmente preto como muitas pessoas pensam, pois o preto se destaca mesmo sendo noite; os tons mais comuns eram azul marinho, marrom escuro, e outras tonalidades escuras. Os ninjas também usavam disfarces de camponeses, pescadores etc. Tudo para facilitar o trabalho como espião.

Também havia mulheres ninja, denominadas Kunochi. Elas usavam a sedução (kisha) como arma, pois além de seu treinamento normal junto com seus companheiros do sexo masculino, também recebiam treinamento especial na arte da sedução, na arte de elaboração e aplicação de venenos e usavam o Tesen (leque) com lâminas de metal, assim como as espadas. Atuavam combatendo ou seduzindo homens de alto poder político; com a sedução elas conseguiam maior facilidade em obter as informações secretas de que precisavam.

Os ninjas geralmente buscavam defender suas terras e sua família dos interesses feudais latifundiários. No entanto, alguns clãs shinobi trabalhavam como mercenários e algumas alianças com senhores feudais ocorriam, conforme os interesses políticos do momento.

O fato é que os ninjas, com a Restauração Meiji , foram integrados às forças policiais e militares do Japão e isso ocorre até hoje, não só no Japão, mas no mundo. Com isso, o Ninjutsu já é uma arte marcial espalhada pelo planeta e utilizado em larga escala pelos organismos estatais que necessitam do silêncio e da eficiência em suas operações.

O universo ninja ainda é tema constante na indústria do entretenimento japonês, sendo explorado em jogos, mangás e animes. Possivelmente, o que mais fascina nesses formidáveis guerreiros é o mistério milenar que os cercam.

5 thoughts on “Ninja [忍者]”
  1. Muito interessante! Os artigos de voces sao sempre recheados com belas imagens alem de conteudos riquissimos.
    Parabens ao autor do artigo.

  2. Olá,sou thabata tenho 11 anos e pratico aikido.acho muitoo demais!!
    Sou apaixonada por artes marciais por isso,não tenho nem palavras…bjs

  3. Pratiquei Ninjutsu durante 8 anos.
    Gostei muito de ler este artigo acerca das origens do ninjutsu.
    E especialmente porque com este artigo quebra-se um pouco os mitos que os filmes fizeram acerca da arte. 🙂

  4. Nossa! Adorei! Parabéns! Adorei de mais seu post sobre os ninjas e samurais, suas armas e etc. Continue assim!

    VISITANTE

Leave a Comment