Nipocultura: a cultura japonesa ao seu alcance

Estruturação tradicional de uma refeição japonesa

shokutaku

A refeição para os japoneses é constituída de duas categorias: Shushoku (主食) – prato principal e Fukushoku (副食) – acompanhamentos, que também são denominados okazu (おかず).

O ator principal da mesa de refeição é o arroz – gohan (ご飯), rico em carboidrato e proteína de origem vegetal. Okazu são pratos de verduras, peixes e outros, temperados com shoyu ou misso que são condimentos à base de soja fermentada. O okazu tem o papel coadjuvante de estimular o apetite para facilitar a ingestão de arroz. Assim, considera-se uma refeição padrão aquela em que gohan e okazu são servidas ao mesmo tempo.

A estética da culinária japonesa é baseada na filosofia que prega que “o ideal da cozinha é não cozinhar”, assim busca-se servir os alimentos em um estado próximo ao natural, sem deixar aparentes na superfície as técnicas artificiais. Com isso, descartam-se os pratos cujas cores e formas dos ingredientes se tornam irreconhecíveis por estarem cobertos de molho e faz-se o arranjo dos pratos de modo a valorizar suas formas e cores naturais.

shoku1

Na maneira tradicional de servir a refeição, preza-se a estrutura assimétrica e cada um tem a sua mesa de refeição individual – hakozen (箱膳). Assim os pratos são servidos individualmente e cada acompanhamento servido em vasilhas separadas. Isto possibilitou o desenvolvimento de vasilhas de cerâmica ou laqueadas de tamanho pequeno e de formas variadas. Como muitas vasilhas tinham desenhos, desenvolveu-se também a técnica de arranjar a comida de forma a harmonizá-la com esse tipo de recipiente.

shoku2

shoku3

shoku5

shoku6

Fontes: http://www.okomeland.com/mame15.htm, http://haradaiko.tea-nifty.com

4 thoughts on “Estruturação tradicional de uma refeição japonesa”
  1. Bem, trabalho de lavador de prato não deve faltar… Imagina ficar lavando esse monte de tigela, por pessoa.

    Eu que já acho ruim lavar as panelas…

  2. AHAHA! Pensei a mesma coisa. Estéticamente é lindo, mas imagina só o pobre do empregado que lava essas coisas…! É muito pratinho por pessoa! A sorte é que os hashis são jogados fora, pelo menos são abstraídos talheres, AHAHA!

Leave a Comment