Basashi (馬刺し) | Sashimi de carne de cavalo

Basashi (馬刺し) | Sashimi de carne de cavalo

150 150 Nipocultura

basashi

Em função das restrições à exploração pesqueira, em especial do atum no Japão, algumas soluções foram encontradas para continuar com o consumo de sushi e sashimi. Entre as opções está a carne de cavalo.
O sashimi da carne de cavalo, chamado de basashi (馬刺し) é uma especialidade regional das províncias de Kumamoto, Gifu, Nagano, Yamanashi e Fukushima. Também conhecida como Sakura – flor da cerejeira (桜) ou Sakuraniku – carne da flor da cerejeira (桜肉) devido a sua coloração rosada logo após o corte, o basashi exige um molho mais forte com alho, gengibre, wasabi e cebolinha que acompanham o shoyu.







Do ponto de vista nutricional, a carne de cavalo assemelha-se à carne bovina na aparência, sabor e composição. A cor, ligeiramente mais avermelhada que a do boi, nem sempre é notada pelo consumidor. O sabor é um pouco mais adocicado, e comparando com a carne bovina, é um alimento de baixa caloria e alto teor protéico. A aceitação desta versão alternativa do sashimi tradicional se dá por ser uma carne rica em nutrientes e macia.

1 comentário
  • Será que essa carne é tão macia que dá pra comer como sashimi, crua? Por que no vídeo a carne pareceu que tava bem durinha. =P

    Eu até provaria, mas acho que iria preferir um churrasquinho.

Leave a Reply