Furoshiki (風呂敷) é uma tradicional técnica japonesa de embrulho em tecido, que foi muito utilizada para transportar roupas, presentes entre outros bens. É comum ser usado para o transporte de obentô (marmita japonesa) e ainda servir de toalha de mesa para o almoço.
Atualmente, o furoshiki tem sido promovido pelo governo japonês, como uma alternativa ecológica às sacolas plásticas. As possibilidades de embrulho são diversas. A técnica abrange desde melancias, garrafas, marmitas e presentes sob diferentes formatos.
Sofia Kamatani, designer que integra o grupo Mottainai – divulgador de ações da cultura japonesa que contribuem para a preservação do meio ambiente -, afirma: “A pessoa pode dar presentes embrulhados no furoshiki e, depois, pegar o tecido de volta para reutilizá-lo, ou então ensinar a pessoa presenteada a dobrar”.
Os tecidos para furoshiki são difíceis de serem encontrados no Brasil, por não ser uma técnica muito divulgada no país. No entanto, Sofia apresenta uma alternativa: “Os brasileiros, porém, podem utilizar bandanas ou lenços comuns com estampas de que gostam para fazer o furoshiki”.
Aprenda alguns modelos:
Furoshiki para frutas, bolos e afins
Furoshiki para livros, caixas e retângulos
Não sabia que tinha tecido próprio pra isso.