Kare Raisu [カレーライス] | Curry Rice

Kare Raisu [カレーライス] | Curry Rice

150 150 Nipocultura

KARE RAISU - CURRY RICE

Curry Rice [カレーライス], pronunciado como Karë Raisu pelos japoneses, não é exatamente um prato de origem japonesa, mas faz muito sucesso entre os japoneses desde a Era Meiji.







Curry, derivado de “Kira”, uma palavra do tamil (língua falada no sul da Ásia) tem origem indiana e é uma especiaria composta por vários ingredientes, como gengibre, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cravo, erva-doce, cúrcuma, coentro em grãos, entre outros. Atualmente o termo é utilizado amplamente pelos países do ocidente, referindo-se a qualquer prato com base de molhos e apimentados da culinária do sul ou sudeste asiático. Esta gerneralização se deve ao período de colonização da Índia pelos britânicos.

No século XVIII, através da colonização, os britânicos levaram para o seu país o curry da Índia. Mas só no século XIX  foi criado o pó de curry, menos apimentado que o original indiano e incrementado de farinha de trigo para dar cremosidade ao prato.

Na Era Meiji o curry chegou ao Japão, trazido por britânicos que se instalaram em Yokohama, na época da abertura dos portos para o ocidente. Logo, o curry, adaptando-se ao paladar japonês, tornou-se um pouco mais apimentado que a versão britânica. Como na época eram caros o condimento importado e a carne, a proporção de arroz no prato era maior que os demais ingredientes, surgindo assim o prato chamado Raisu Karë (Rice Curry).

Após a 2ª Guerra Mundial, com a popularização do prato e a prosperidade econômica, ocorreu a inversão da proporção de arroz e de curry, menos e mais, respectivamente, passando a ser chamado de Karë Raisu (Curry Rice).

Atualmente o curry é vendido em forma de cubos de caldos, prontos para serem dissolvidos, possuindo graus variados de apimentação, indo desde 1 (adocicado) [甘口] a 5 (muito apimentado) [辛口].

Apesar de ser originário da Índia e criado na Inglaterra, curry rice é um prato adaptado e específico dos japoneses.

Referências:
http://q.hatena.ne.jp/1146642209
http://ja.wikipedia.org/wiki/%E3%82%AB%E3%83%AC%E3%83%BC%E3%83%A9%E3%82%A4%E3%82%B9
http://www.php.co.jp/blog/rekishi/2006/06/post_23.html
http://enmeshi.way-nifty.com/meshi/2008/01/post_cd77.html
http://www.tcs-net.ne.jp/~webm2/0709/a023/rekisi.html

3 Comentários
  • Karê é muito bom. E o dessa imagem, pela cor, deve ser bem apimentado; eu lembro que comprei uns tabletes, e os mais apimentados eram os mais escuros.

    Aliás, o karê nessa foto só tem carne, os que eu como geralmente também têm batata e cenoura.

    No frio é muito bom. Tão bom quanto uma feijoada. 🙂

Leave a Reply